FALSO: Daniel Chapo não disse que o terrorismo em Cabo Delgado está em “fase terminal”

Por Redacção Checka Moz.

Circula nas redes sociais e em alguns órgãos de informação uma publicação que afirma que o Presidente da República, Daniel Chapo, garantiu que o terrorismo em Cabo Delgado está em fase terminal. A alegação atribui a frase a uma conferência de imprensa realizada em Genebra, no balanço da visita de trabalho à Suíça.

A alegação é falsa.

Durante a conferência, o Chefe de Estado nunca afirmou que o terrorismo estava prestes a terminar. O que Chapo disse foi o seguinte:

“O que eu sei dizer é que existe uma teoria segundo a qual tudo que tem princípio tem fim… um dia vai terminar… Então, se o terrorismo também começou, um dia vai terminar. Agora, o que não se sabe é quando vai terminar.”

Ou seja, Daniel Chapo expressou apenas esperança e convicção de que o fenómeno de violência em Cabo Delgado um dia chegará ao fim, sem indicar prazos nem garantir que esteja em “fase terminal”.

O discurso original foi amplamente divulgado por alguns órgãos de informação e nas redes sociais, que confirmaram que o Presidente falava num tom de confiança e encorajamento, mas sem anunciar qualquer fim próximo dos ataques.

As publicações que afirmam que o Presidente garantiu o fim do terrorismo em Cabo Delgado deturpam o seu discurso. Daniel Chapo não anunciou o fim do terrorismo, limitou-se a dizer que, como qualquer fenómeno, o terrorismo também “terá fim um dia”.

Veja também
O Reino Unido felicitou o Governo de Moçambique pela sua remoção da lista cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), classificando o feito como
Moçambique registou uma descida histórica nos juros da sua dívida soberana, que atingiram 11,09 %, o nível mais baixo desde 2022, segundo dados da Bloomberg.
O Presidente da República, Daniel Chapo, reuniu-se esta segunda-feira, em Washington, com o Vice-Director-Geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Bo Li, no âmbito da visita
Durante a visita oficial aos Estados Unidos, o Presidente da República, Daniel Chapo, reforça a presença de Moçambique na agenda económica, ambiental e científica global.
O Banco de Moçambique confirmou que as reservas internacionais atingiram 3,9 mil milhões de dólares, um marco que reforça a estabilidade cambial e a confiança
O Ministério da Educação e Cultura aprovou o Calendário Escolar de 2026, que entrará em vigor a 30 de Janeiro e prevê 39 semanas lectivas