Circula nas redes sociais e em alguns órgãos de informação uma publicação que afirma que o Presidente da República, Daniel Chapo, garantiu que o terrorismo em Cabo Delgado está em fase terminal. A alegação atribui a frase a uma conferência de imprensa realizada em Genebra, no balanço da visita de trabalho à Suíça.
A alegação é falsa.
Durante a conferência, o Chefe de Estado nunca afirmou que o terrorismo estava prestes a terminar. O que Chapo disse foi o seguinte:
“O que eu sei dizer é que existe uma teoria segundo a qual tudo que tem princípio tem fim… um dia vai terminar… Então, se o terrorismo também começou, um dia vai terminar. Agora, o que não se sabe é quando vai terminar.”
Ou seja, Daniel Chapo expressou apenas esperança e convicção de que o fenómeno de violência em Cabo Delgado um dia chegará ao fim, sem indicar prazos nem garantir que esteja em “fase terminal”.
O discurso original foi amplamente divulgado por alguns órgãos de informação e nas redes sociais, que confirmaram que o Presidente falava num tom de confiança e encorajamento, mas sem anunciar qualquer fim próximo dos ataques.
As publicações que afirmam que o Presidente garantiu o fim do terrorismo em Cabo Delgado deturpam o seu discurso. Daniel Chapo não anunciou o fim do terrorismo, limitou-se a dizer que, como qualquer fenómeno, o terrorismo também “terá fim um dia”.





